11 de janeiro de 2018

Habilitar HTTPS em domínio personalizado no Blogger com CloudFlare [Grátis]

Neste tutorial você vai aprender como habilitar o HTTPS (SSL) no seu domínio personalizado no Blogger e aumentar o seu tráfego orgânico nos buscadores.


Como sabemos, por padrão, o Blogger não permite a ativação do HTTPS em domínios personalizado. Para que isso funcione, vamos precisar adicionar o nosso blog no CloudFlare. Mas não precisa ficar receoso, já que o CloudFlare é uma plataforma CDN 100% segura muito utilizada no mundo todo e ainda ajuda muito na otimização de um blog.

O que é CloudFlare?

O CloudFlare é um serviço de CDN que cria uma cópia em cache do seu site e distribui ela por centenas de servidores ao redor do mundo, reduzindo a carga no seu servidor principal primário e aumentando a velocidade de carregamento das suas páginas enviando elas a seus visitantes a partir do servidor proxy mais próximo dele. Com o CloudFlare ativo as suas páginas poderão abrir até 30% mais rápidas do que o habitual, além de garantir que o seu site permaneça online, mesmo que o servidor primário falhe.

Benefícios de usar CloudFlare no Blogger

  • O blog carrega até 30% mais rápido
  • Utiliza até 60% menos de transferência mensal
  • Tem até 65% menos de pedidos
  • Protege contra ataques maliciosos
  • Ativa HTTPS (SSL) grátis no blogger

Adicionar blog no CloudFlare e ativar SSL no domínio personalizado

Antes de tudo entenda que o procedimento pode demorar até 48 horas para fazer efeito.

Crie uma conta no CloudFlare e uma vez criada a conta, basta adicionar o seu blog, siga os passos nas imagens abaixo.

Adicione o endereço do seu blog e clique em Scan DNS Records. Ele vai escanear todo o DNS do seu blog e te fornecer novas entradas Nameserver para substituir, isso servirá para que o CloudFlare se comunique com o seu blog.

Após ele Escanear, prossiga clicando em Continue. Após isso ele fornecerá novos entradas Nameserver para você adicionar.

Você terá que alterar o seu Nameserver na empresa onde registrou o domínio, por exemplo se for na Registro.br você vai entrar no painel e clicar em Alterar Servidores DNS.


E após clicar ali, se ainda não tiver nenhum informado, clique em Informar servidores DNS e informe as entradas que o CloudFlare forneceu.


Pronto agora aguarde até 2 horas para propagar os registro e volte ao CloudFlare e clique em Recheck Nameservers e se ocorrer tudo bem, o CloudFlare ficará verdinho e passará para o status de Ativo.


Com o CloudFlare ativo, agora vamos ativar o SSL.

No CloudFlare, clique na aba Crypto e vá até Automatic HTTPS Rewrites e marque como On.


Acesse agora a aba Page Rules e vamos adicionar duas rotas, para isso clique em Create Page Rule:


A primeira será "http://www.seublog.com.br/*" e a baixo clique em + Add Seting e selecione Always Use HTTPS, depois marque Salve and Deploy.


A segunda será "http://seublog.com.br/*" e a baixo clique em + Add Seting e selecione Always Use HTTPS, depois marque Salve and Deploy. Mesma coisa do primeiro porem sem o "WWW".

Pronto agora é só aguardar até 24 horas para surgir efeito.

É importante verificar o código fonte do seu template para ver se não existe nenhuma imagem ou link Javascript em HTTP sendo usada no código, pois com o protocolo SSL ativo, todas as imagens usadas no template, deverá ser HTTPS para manter a segurança.

Agora você tem um blog mais otimizado com o CloudFlare.

Dica Extra:
Para Otimizar o seu blog com o CloudFlare, clique na aba Speed e marque todas as opções do Auto Minify.


Se você chegou até aqui, Parabéns! Seu blog está muito mais otimizado agora e seguro com Certificado SSL 100% grátis e não precisa mais se preocupar.

Dúvidas? deixe seu comentário abaixo.

Trabalho com desenvolvimento web profissionalmente desde 2014, fundei a Web Creative em 2015, uma agência focada em criação de sites e resultados digitais. Através desse blog passo um pouco da minha experiência de 6 anos com o Blogger.

Recomendamos também × +

4 comentários

Amigo não terei problemas com o adsense com isso?
esse seu anuncio lateral fixo você poderia ensinar como faz?
e é permitido esse tipo de anuncio?

Valeu, ótima dica não encontrei em lugar algum isso...

Olá, você não terá nenhum problemas ao usar HTTPS em seu blog, pelo contrário, terá benefícios! Sobre o anúncio quem sabe eu ensine aqui no blog em breve (o)

o proprio blog tem está função agora para domínio personalizado


Abrir lista de emoticonFechar lista de emoticon