11 de janeiro de 2018

Habilitar HTTPS em domínio personalizado no Blogger com CloudFlare [Grátis]

Neste tutorial você vai aprender como habilitar o HTTPS (SSL) no seu domínio personalizado no Blogger e aumentar o seu tráfego orgânico nos buscadores.


Como sabemos, por padrão, o Blogger não permite a ativação do HTTPS em domínios personalizado. Para que isso funcione, vamos precisar adicionar o nosso blog no CloudFlare. Mas não precisa ficar receoso, já que o CloudFlare é uma plataforma CDN 100% segura muito utilizada no mundo todo e ainda ajuda muito na otimização de um blog.

O que é CloudFlare?

O CloudFlare é um serviço de CDN que cria uma cópia em cache do seu site e distribui ela por centenas de servidores ao redor do mundo, reduzindo a carga no seu servidor principal primário e aumentando a velocidade de carregamento das suas páginas enviando elas a seus visitantes a partir do servidor proxy mais próximo dele. Com o CloudFlare ativo as suas páginas poderão abrir até 30% mais rápidas do que o habitual, além de garantir que o seu site permaneça online, mesmo que o servidor primário falhe.

Benefícios de usar CloudFlare no Blogger

  • O blog carrega até 30% mais rápido
  • Utiliza até 60% menos de transferência mensal
  • Tem até 65% menos de pedidos
  • Protege contra ataques maliciosos
  • Ativa HTTPS (SSL) grátis no blogger

Adicionar blog no CloudFlare e ativar SSL no domínio personalizado

Antes de tudo entenda que o procedimento pode demorar até 48 horas para fazer efeito.

Crie uma conta no CloudFlare e uma vez criada a conta, basta adicionar o seu blog, siga os passos nas imagens abaixo.

Adicione o endereço do seu blog e clique em Scan DNS Records. Ele vai escanear todo o DNS do seu blog e te fornecer novas entradas Nameserver para substituir, isso servirá para que o CloudFlare se comunique com o seu blog.

Após ele Escanear, prossiga clicando em Continue. Após isso ele fornecerá novos entradas Nameserver para você adicionar.

Você terá que alterar o seu Nameserver na empresa onde registrou o domínio, por exemplo se for na Registro.br você vai entrar no painel e clicar em Alterar Servidores DNS.


E após clicar ali, se ainda não tiver nenhum informado, clique em Informar servidores DNS e informe as entradas que o CloudFlare forneceu.


Pronto agora aguarde até 2 horas para propagar os registro e volte ao CloudFlare e clique em Recheck Nameservers e se ocorrer tudo bem, o CloudFlare ficará verdinho e passará para o status de Ativo.


Com o CloudFlare ativo, agora vamos ativar o SSL.

No CloudFlare, clique na aba Crypto e vá até Automatic HTTPS Rewrites e marque como On.


Acesse agora a aba Page Rules e vamos adicionar duas rotas, para isso clique em Create Page Rule:


A primeira será "http://www.seublog.com.br/*" e a baixo clique em + Add Seting e selecione Always Use HTTPS, depois marque Salve and Deploy.


A segunda será "http://seublog.com.br/*" e a baixo clique em + Add Seting e selecione Always Use HTTPS, depois marque Salve and Deploy. Mesma coisa do primeiro porem sem o "WWW".

Pronto agora é só aguardar até 24 horas para surgir efeito.

É importante verificar o código fonte do seu template para ver se não existe nenhuma imagem ou link Javascript em HTTP sendo usada no código, pois com o protocolo SSL ativo, todas as imagens usadas no template, deverá ser HTTPS para manter a segurança.

Agora você tem um blog mais otimizado com o CloudFlare.

Dica Extra:
Para Otimizar o seu blog com o CloudFlare, clique na aba Speed e marque todas as opções do Auto Minify.


Se você chegou até aqui, Parabéns! Seu blog está muito mais otimizado agora e seguro com Certificado SSL 100% grátis e não precisa mais se preocupar.

Dúvidas? deixe seu comentário abaixo.

Trabalho com desenvolvimento web profissionalmente desde 2014, fundei a Web Creative em 2015, uma agência focada em criação de sites e resultados digitais. Através desse blog passo um pouco da minha experiência de 6 anos com o Blogger.


Abrir lista de emoticonFechar lista de emoticon