11 de junho de 2017

Google Adsense: O que é Page-level ads e como configurar no Blogger

O Google Adsense vem trazendo diversas melhorias em seu algorítimo nos últimos tempos, e junto dessas melhorias, também vem algumas novidades interessantes para blogueiros aumentarem os seus lucros exibindo anúncios de forma discreta e limpa.


Vamos falar do Page-level ads, novo formato de anúncio do Google Adsense pensado para dispositivos móveis, ou seja ele não funciona no desktop (computador). Esse formato de anuncio é exibido apenas nos smartphones e tem um grande potencial para aumentar a sua receita.

O que é Page-level ads?

São formatos de anúncios fixo e vignette (vinheta, ou seja um tipo de anuncio em tela cheia) exibidos apenas em dispositivos móveis. Cada conta tem um código de Page-level ads único que deve ser usado em todos os seus blogs/sites, diferente dos anúncios padrão do Google Adsense que criamos blocos de anúncios e cada bloco tem seu código.

Veja você mesmo o funcionamento dos mesmo em um gif fornecido pelo próprio Google.

Anúncio Fixo


Anúncios para dispositivos móveis que ficam fixos na borda da tela do usuário.

Os usuários podem ignorar o anúncio a qualquer momento.



Anúncio Vignette (vinheta)

Anúncios em tela cheia para dispositivos móveis que aparecem entre o carregamento de páginas no seu site.

Exibidos ao sair de uma página, em vez de ao acessá-la.

Os usuários podem pular o anúncio a qualquer momento.

Porém como todos sabemos, o Google prioriza muito a experiência do usuário no blog, então o seu blog deve ter uma boa navegabilidade no smartphones para que realmente o Google Adsense exiba os Page-level ads em seu blog.

O próprio Google diz: Page-level ads são exibidos pelo Google Adsense somente em horários de bom desempenho e quando a experiência do usuário é boa.

Como ativar o Page-level ads

Apesar de ser uma ativação bem simples, muitos blogueiros ainda tem essa dificuldade na hora de ativar o Page-level na plataforma do Adsense, mas é bem simples e rápido, acompanhe abaixo.

Ativando o Page-level ads


  1.  Acesse sua conta no Google Adsense
  2. Vá até Meus Anúncios e clique em Page-level ads
  3. Caso o status dos formatos não estejam ativos, é só você ativar como na imagem acima.

Pegando o código de implementação

Nesta mesma página, você vai encontrar um botão abaixo escrito "Ver código", clique sobre ele e copie o código fornecido.



Implementando o código do Page-level ads no Blogger

Apesar de ser uma implementação bem simples, muitos blogueiros ainda tem essa dificuldade na hora de implementar no Blogger pelo fato do código ser assíncrono e dar um pequeno erro na hora de salvar no Blogger. Veja como resolver isso agora.

Atenção: Antes de fazer qualquer alteração, faça o backup do seu template.

  1. Acesse o Painel do Blogger
  2. Vá até Tema > Editar HTML clique sobre o editor e tecle CTRL+F, procure por </body>
  3. Acima do trecho encontrado, cole o código fornecido pelo Page-level ads
  4. E aí, deu um erro certo? Para corrigir isso, acesse o nosso Conversor de Código Adsense e converta todo o código do Page-level ads e copie-o convertido
  5. Com o código convertido, cole acima do </body>
Pronto! Agora seu blog passará a exibir os anúncios nos dispositivos móveis sempre nos melhores momentos da experiência do usuário em seu blog.

Dúvidas? deixe seu comentário abaixo

Trabalho com desenvolvimento web profissionalmente desde 2014, fundei a Web Creative em 2015, uma agência focada em criação de sites e resultados digitais. Através desse blog passo um pouco da minha experiência de 6 anos com o Blogger.


Abrir lista de emoticonFechar lista de emoticon